retrospectiva-de-2013

Chegamos aos minutos finais do ano e está na hora de relembrarmos os momentos mais marcantes do mundo pop nestes últimos 12 meses. Tentamos reunir nesta retrospectiva tudo que foi destaque ao longo do ano, e definitivamente, sentiremos muita saudade de 2013. Que o novo ano traga ainda mais razões para continuar acreditando neste trabalho. Preparados?!

12

Tudo começou em fevereiro deste ano com uma apresentação histórica no Super Bowl 2013. Logo depois, nos encantou com sua nova turnê mundial (que inclusive foi vista por milhares de brasileiros e felizmente passou por Fortaleza) e para fechar o ano com chave de ouro, lançou seu quinto álbum de inéditas sem qualquer aviso prévio, na calada da noite, revelando um primoroso trabalho, feito com muito carinho e dedicação. Com 14 faixas e 17 clipes, Beyoncé revolucionou com a proposta de um “Álbum Visual“, mostrando ao mundo quem é a verdadeira Mrs. Carter.

A ação anti-marketing rendeu à cantora mais de 1 milhão de cópias vendidas em menos de 10 dias, tornando-se um verdadeiro fenômeno em mais de 100 países. Quem será que tem peito para arriscar no mesmo nível?

O ano do samba, o ano de Beyoncé. <3

retrospectiva-2013-cultura-pop-beyonce

11

Os super-heróis voltaram aos cinemas ainda mais fortes, com direito a bilheterias recheadas, enriquecendo os cofrinhos dos grande estúdios de Hollywood. Tudo bem que 2014 promete ser muito mais interessante no quesito super-heróis (vem aí o Capitão América, a turma do X-Men, o Homem-Aranha e seus vilões sinistros, a turma da Galáxia…), mas não dá pra negar que tivemos bons filmes neste ano. Homem de Ferro 3 não foi tão bem aceito pela crítica, mas conquistou uma bilheteria acima de média, tornando-se um dos longas mais vistos da Marvel.

O Wolverine também deu as caras com Wolverine: Imortal, reniciando, de novo, a história do mutante mais famoso dos X-Men. Quem também reinou absolutamente em 2013 foi o Superman, que ganhou um baita reboot, O Homem de Aço, pelas mãos de Zack Synder. O Thor também voltou aos cinemas e nos apresentou finalmente uma história a altura do Deus do Trovão. Sem falar nos momentos épicos, como por exemplo, o ator Tom Hiddleston encarnando o Loki durante a Comic Con 2013. Isso não vai ser fácil de esquecer tão cedo!

Menção honrosa ao Kick-Ass, que finalmente ganhou sua aguardada continuação. Não foi o melhor que podiam fazer, mas também não foi nada dispensável. Agora é só aguardar 2014, que tem muito mais vindo por aí.

retrospectiva-2013-cultura-pop-herois

10

Em uma retrospectiva da cultura pop, certamente não poderíamos deixar de citar as novas ~bugingas que fizeram a cabeça dos gamers e viciados em tecnologia. Definitivamente vivemos em uma guerra dos consoles: PlayStation 4 ou Xbox One? Talvez essa disputa não seja assim tão justa em terras brasileiras. Mas vem cá, o que dá pra comprar com R$4 mil reais? Valendo!

Mudando um pouco de mercado, a Apple nos apresentou o iPad Mini (com tela Retina Display) e o iPad Air, estreando a quinta geração do tablet. E os smartphones? O mundo conheceu o tão badalado iPhone 5S e presenciou a chegada do iPhone 5C, versão mais simples do celular mais famoso do mundo voltado para o mercado emergente. Aqui no Brasil essa ideia não deu muito certo e o aparelho chega a custar R$2 mil reais. Neste ano eles também apresentaram o iOS 7, nova versão do sistema operacional.

Samsung não deixou por menos (óbvio) e teve bastante êxito com os lançamentos do Galaxy S4 e o Galaxy Note 3. E tem mais: tornou-se a empresa que mais vende dispositivos com Android no mundo.

retrospectiva-2013-cultura-pop-tecnologia

9

Querido ano de 2013, antes de ir embora, queremos agradecê-lo por Jennifer Lawrence. Que mulher fantástica! A indústria do cinema se viu rendida aos encantos desta jovem atriz que em tão pouco tempo já fez mais do que o suficiente para tornar-se uma das atrizes mais bem sucedidas da nova geração. Inclusive ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Atriz graças ao excelente trabalho no filme O Lado Bom da Vida. Mas não foi só isso, ganhou também ganhou o Globo de Ouro, Screen Awards, e por aí vai…

Com seu jeito único, nos cativou mostrando que não é só mais um rostinho bonito de Hollywood. Ela é natural, fala o que pensa e não se preocupa com regras de etiqueta. Inclusive é contra todos os padrões impostos pela ditadura da beleza e acredita que devemos ser felizes, sendo gordos ou magros. Rainha dos gifs, chocou o mundo com momentos embaraçosos que são exclusivos dela. Quem mais rasgaria o vestido durante uma importante premiação ou cairia minutos antes de receber seu primeiro Oscar? <3

Jennifer também chegou ao topo com a segunda parte da franquia Jogos Vorazes, Em Chamas, que logo tornou-se mais um fenômeno de público e crítica. E para fechar o ano, é uma das coadjuvantes de Trapaça, ao lado de grandes nomes do cinema, e forte candidata ao Oscar 2014. O cinema em 2013 foi só dela! Te amamos, Jen.

retrospectiva-2013-cultura-pop-jennifer-lawrence

8

Não tem como fazer uma retrospectiva pop sem falar de uma das séries mais querida pelo público nerd: Doctor Who. O seriado de ficção científica há mais tempo na televisão completou 50 ano e ganhou diversas comemorações, incluindo um especial, intitulado de The Day of the Doctor (O Dia do Doutor), exibido simultaneamente na TV e em salas de cinema ao redor do mundo. Lançada pela BBC no dia 23 de novembro de 1963, segundo o Guinness Book, é a série de ficção científica exibida por mais tempo na história da televisão. Não é pra qualquer um!

Neste ano, também soubemos que o ator Matt Smith iria deixar a série no episódio de natal e ficamos ~apreensivos pela divulgação do novo Doctor. Depois de muitas especulações, o canal britânico BBC1 apresentou Peter Capaldi como o novo Doutor. Um marco importante para a história deste grande fenômeno cultural.

retrospectiva-2013-cultura-pop-doctor-who

7

O Homem de Aço, de Zack Synder, certamente merece destaque em nossa retrospectiva 2013. Primeiro porque finalmente o maior herói do Universo DC ganhou um longa-metragem digno de sua importância à cultura pop. Segundo porque o Henry Cavill é o próprio Superman e nos surpreendeu em cena. Terceiro porque abriu portas para a tão aguardada reunião da Liga da Justiça no cinema. Tá bom ou acha pouco?

Durante a Comic-Con 2013, fomos a loucura com a confirmação do Batman na sequência de O Homem de Aço. Inclusive, vivemos uma grande polêmica (que dura até hojezzZZzzz) com a confirmação do ator Ben Affleck no papel do justiceiro mascarado. Nós gostamos, mas alguns resolveram atirar pedras no cara só porque ele está cumprindo seu papel de ator. ÊÊ! Além disso, também descobrimos que a Mulher-Maravilha também estará nesta reunião, OU SEJA, é o próprio filme da Liga da Justiça chegando logo mais em 2015. É ou não é pra agradecer a 2013 por esta graça? Obrigado, obrigado!

retrospectiva-2013-cultura-pop-superman

6

Se em 2013 nos despedimos de grandes séries, felizmente fomos presenteados com tantas outras e a Netflix é uma das responsáveis por isso. O serviço de streaming ganhou força (tornando-se o queridinho de muitos cinéfilos e seriadores) e começou a desenvolver suas próprias séries, investindo em roteiros de muita qualidade, diga-se de passagem. Com um método diferente de lançá-las (eles disponibilizam temporadas completas de uma vez só), conquistou a confiança do público, atraindo milhares de telespectadores.

Entre suas produções inéditas, devemos destacar duas delas: House of Cards e Orange is The New Black. Ambas foram arrebatadoras e merecem o sucesso que estão fazendo mundo a fora, inclusive entre os críticos especializados e jurados das grandes premiações de Hollywood. Entre as duas, vamos falar um pouco sobre OITNB, baseada no livro homônimo de Piper Kerman e adaptadada por Jenji Kohan (de Weeds), que acompanha Piper (Taylor Schilling), uma moradora do Brooklyn cuja relação com Alex (Laura Prepon), uma traficante, resulta em sua prisão e detenção em uma penitenciária federal. Sem saber como lidar  com o novo ambiente, Piper mergulha com tudo na cultura das prisões femininas e encontra uma nova vida que jamais pensou existir. A segunda temporada está confirmada e já estreia em 2014.

Ps: Não podemos esquecer também que a Netflix foi a grande responsável pela quarta temporada de Arrested Development, série produzida  entre 2003 e 2006 e cancelada pela Fox com apenas três temporadas e 53 episódios. Não é sempre que uma série cancelada volta depois de tantos anos, com o mesmo elenco original, e a mesma força de sempre. Boa, Netflix!

retrospectiva-2013-cultura-pop-netflix

5

Depois de 7 longos anos afastado da música, e totalmente dedicado ao cinema, o bom e velho Justin Timberlakenos surpreendeu com um comeback pra ninguém colocar defeito. De terno e gravata, com seu bom gosto de sempre, deixou a música muito mais ~refinada. Após tanto tempo afastado, apenas um álbum não seria o bastante, né? Pois bem, ele nos presenteou com 2, nos dando uma experiência completa, digna de um cara tão talentoso quanto ele. Não estamos rasgando elogios à toa, ele merece sim todo o nosso reconhecimento e merece muito mais sucesso em 2014 e nos próximos anos de sua vida.

Apesar de voltar para a música, não largou o cinema. Em 2013, foi uma das estrelas de Aposta Máxima, onde dividiu a cena com o veterano Ben Affleck. Ele também protagoniza Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum, dirigido pelos irmãos Coen, filme biográfico que conta a história do próprio Llewyn Davis, um homem comum que não consegue fazer sucesso com a música. No filme, Justin interpreta Jim Berkey e também empresta seu talento como músico para a produção.

Ps: Em agosto, JT protagonizou um dos momentos mais épicos da música: em uma apresentação de 15 minutos no VMA 2013, cantou seus principais sucessos e reuniu, depois de tantos anos, a extinta boyband ‘N Sync, mesmo que por míseros 2 minutos.

retrospectiva-2013-cultura-pop-justin-timberlake

4

Tudo bem que 2013 não foi um dos melhores para o cinema, mas ganhamos bons filmes que serão lembrados por muito tempo. Entre os lançamentos do ano, podemos dizer que Gravidade, de Alfonso Cuarón, foi um dos grandes acertos do ano. De deixar qualquer um extasiado, a produção estrelada por Sandra Bullock e George Clooney nos leva ao espaço e tira o nosso fôlego com cenas realmente impressionantes. Destacando-se pela sua ótima produção técnica, é um dos nomes garantidos no Oscar 2013. Já tem a nossa torcida!

Quem também nos surpreendeu foi o diretor Guilherme Del Toro com Círculo de Fogo, um filme pra deixar qualquer nerd em estado de choque nos cinemas. A história sobre a batalha dos homens, e seus robôs, os Jaegers, contra os terríveis monstros, chamados de Kaiju, rendeu uma aventura épica e um dos melhores filmes do ano.

Azul é a cor mais quente, de Abellatif Kechiche, O Som ao Redor, de Kleber Mendonça, Antes da Meia-Noite, de Richard Linklater, Os Suspeitos, de Denis Villeneuve, Blue Jasmine, de Woody Allen, Django Livre, de Quentin Tarantino, Jogos Vorazes: Em Chamas, de  Francis Lawrence, são alguns dos filmes que entram para a nossa lista dos melhores do ano. <3

retrospectiva-2013-cultura-pop-cinema

3

Além dos conhecidos veteranos, o mundo da música teve a honra de receber novos nomes que vieram pra ficar. Entre eles, podemos destacar Macklemore & Ryan Lewis (nossa revelação favorita do ano), Lorde, Imagine Dragons, Iggy AzaleaAlunaGeorge, entre tantos outros artistas que estão mostrando excelentes trabalhos.

Entre os grandes hits do ano, Macklemore e seu fiel escudeiro Ryan Lewis e a menina Lorde encabeçam as principais listas mundo a fora. De um lado, a dupla que mistura hip-hop e pop, e de forma descontraída fala sobre assuntos sérios como a discriminação e homofobia. Do outro, a garota de apenas 17 anos que chocou a sociedade com toda sua maturidade e profissionalismo. “Royals“, é de longe, o melhor lançamento do ano.

Ps: No Brasil, não podemos deixar o Show das Poderosas passar em branco. A MC Anitta deu uma nova cara ao funk carioca com melodias pop e coreografias inspiradas nas cantoras americanas. Amada por muitos e odiada por tantos outros, ralou o ano inteiro e chegou a cantar ao lado do Rei Roberto Carlos em seu clássico especial de fim de ano.

retrospectiva-2013-cultura-pop-revelacoes-da-musica

2

2013 também pode ser lembrado como o ano que demos adeus a uma das maiores séries da história da televisão: Breakig Bad. A história do professor de química com câncer que transforma-se em um mafioso traficante de drogas conquistou milhares de fãs e chegou ao final de forma surpreendente, arrebatando críticas mundo a fora, entrando, inclusive, para o livro dos recordes, o Guinness World Records. A história criada por Vince Gilligan entrou para o Guinness como a série mais aclamada da história da TV. Como isso foi avaliado? Tudo graças ao site Metacritic, que reúne notas de pessoas comuns e críticas especializados de todo o mundo.

Os oito último episódios da quinta temporada fizeram tanto, mas tanto sucesso, que o spin-off, baseado na vida do advogado Saul Goodman, interpretado por Bob Odenkirk, foi prontamente confirmado. Para mais informações, veja o nosso post clicando aqui. Além disso, BB estreia em janeiro na televisão aberta pelo canal Rede Record. Uma boa chance para quem ainda não conhece a história de Walter White e seu fiel escudeiro Jesse Pinkman. Obrigado, Breaking Bad. Obrigado, Vince. Obrigado, 2013. <3

retrospectiva-2013-cultura-pop-breaking-bad

1

Para finalizar a nossa retrospectiva, não podemos deixar de falar sobre a grande artista do ano. Você pode até não gostar (isso é normal, muitos a odeiam), mas precisa admitir que o ano foi dela. Miley Cyrus chocou, polemizou e hitou ao longo dos últimos meses. Com o lançamento do polêmico clipe de “We Can’t Stop”, primeiro single do álbum Bangerz, a vimos se transformar em uma nova mulher, diferente de tudo que imaginávamos. Desde então, não parou mais!

Em agosto, sua polêmica apresentação no VMA 2013 lhe rendeu o título de garota problema do ano. Logo depois, ainda aproveitando a repercussão, lançou o clipe de “Wrecking Ball”, que é considerado por muitos (e por nós também), o melhor e maior de 2013. Vem dançar twerking com a gente, Miley. Hahahaha!

retrospectiva-2013-cultura-pop-miley-cyrus

Ufa! Quanta coisa boa em 2013. Isso só nos deixa ainda mais ansiosos para a chegada do ano novo. Que este venha com muitas e muitas realizações. Desejamos a você, leitor do Papo de Blogueiro, o melhor ano de suas vidas. Que venha mais filmes, séries, músicas, clipes, novas tecnologias, livros, e tudo de melhor que a Cultura POP pode nos oferecer. FELIZ ANO NOVO! FELIZ 2014. \o/

Postado por Thiago Moreira

Editor-Chefe do Papo de Blogueiro. Viciado em cinema, televisão, música e tudo relacionado à cultura POP. Estuda Publicidade e Propaganda nas horas vagas.


Ícaro Eloi | domingo janeiro 5 2014 | 9:19 pm

A volta do 'N Sync merecia um tópico sozinho. Foi lindo demais! ♥

Novo trailer e pôster brazuca da segunda temporada de “House of Cards” « Papo de Blogueiro – Cinema, TV, Séries, Música e Cultura POP | segunda-feira janeiro 6 2014 | 12:52 pm

[…] onde e quando quisermos. Essa é uma das grandes vantagens da Netflix que até comentamos em nossa retrospectiva 2013. Quem […]

Retrospectiva 2013: 12 momentos/fatos que entrarão para a história da Cultura POP | Willian | terça-feira outubro 7 2014 | 11:09 pm

[…] Chegamos aos minutos finais do ano e está na hora de relembrarmos os momentos mais marcantes do mundo pop nestes últimos 12 meses. Tentamos reunir nesta retrospectiva tudo que foi destaque ao longo do ano, e definitivamente, sentiremos muita saudade de 2013. Que o novo ano traga ainda mais razões para continuar acreditando neste trabalho. Preparados?! CLIQUE AQUI. […]

Retrospectiva 2013: 12 momentos/fatos que entrarão para a história da Cultura POP | Willian Novinho | quarta-feira outubro 8 2014 | 1:41 pm

[…] Chegamos aos minutos finais do ano e está na hora de relembrarmos os momentos mais marcantes do mundo pop nestes últimos 12 meses. Tentamos reunir nesta retrospectiva tudo que foi destaque ao longo do ano, e definitivamente, sentiremos muita saudade de 2013. Que o novo ano traga ainda mais razões para continuar acreditando neste trabalho. Preparados?! CLIQUE AQUI. […]

É Pop na Web – Retrospectiva 2013: 12 momentos/fatos que entrarão para a história da Cultura POP | segunda-feira dezembro 8 2014 | 1:41 am

[…] Chegamos aos minutos finais do ano e está na hora de relembrarmos os momentos mais marcantes do mundo pop nestes últimos 12 meses. Tentamos reunir nesta retrospectiva tudo que foi destaque ao longo do ano, e definitivamente, sentiremos muita saudade de 2013. Que o novo ano traga ainda mais razões para continuar acreditando neste trabalho. Preparados?! CLIQUE AQUI. […]