Untitled 16

Copa das Confederações 2013: O que rolou no jogo "Brasil x México" em Fortaleza

Coca-Cola convidou o Papo de Blogueiro para acompanhar o jogo “Brasil x México” pela Copa das Confederações aqui em Fortaleza. Assistimos de perto a primeira partida da seleção brasileira em nosso estado e o sangue verde e amarelo pulsou mais forte. O arrepio tomou de conta e o orgulho de ser brazuca encheu nossos pulmões. Fique com a gente e sinta essa vibração com todos os detalhes. Uma aventura inesquecível!

Para começar, queremos compartilhar com vocês sobre a questão do acesso à Arena. Muitas pessoas (inclusive a equipe do blog) ficaram um pouco confusas e receosas em relação aos ônibus que levariam os torcedores ao estádio. Para quem não sabe, foram improvisados alguns bolsões em pontos estratégicos da cidade com saídas de ônibus exclusivos, sem paradas. O serviço funcionou muito bem! O ônibus deixa os torcedores no limite da Fifa e os mesmos se dirigem ao local de forma tranquila e segura. Na volta, a mesma coisa. Só que com um pouquinho mais de alvoroço, até porque, depois de um jogo do Brasil e uma tarde de folia, todos querem voltar para suas casas o mais rápido possível.

A chegada à Arena Castelão foi tranquila, bem animada e divertida com a torcida brasileira tomando conta das ruas. Já nas proximidades do estádio, fomos caminhando com uma multidão que seguia com sorrisos nos rostos. Até parece que estavam prevendo os dois gols do Brasil, porque, né? Sem contar nos amigos mexicanos, que apesar de minoria, não perderam o bom humor e o patriotismo, claro. O grito deles não era tão alto, mas não deixaram por menos. Valeu, México!

A Arena Castelão nos esperava de braços abertos com muita ações publicitárias dos patrocinadores, com exposições de carros, boate de uma cervejaria e brincadeiras futebolísticas de outras empresas. A Coca-Cola montou um espaço cheio de gigantismo para que os torcedores fotografassem ao lado de chuteiras, garrafas e latas gigantes. Sem contar nas tatuagens de mentirinhas que pintaram os corpos dos torcedores. Incrível ver todos participando de alguma ação de forma tranquila, pacífica e sem tumulto. Muita organização. (Vamos tentar trazer mais informações sobre as ações)

Para quem não sabe, aqui em Fortaleza também houve manifestação a favor das reivindicações paulistas e cariocas e exigindo melhorias no transporte coletivo e maiores investimentos em áreas básicas, como saúde, segurança e educação. Falamos isso porque os torcedores também arrumaram um jeito de se manifestar no jogo Brasil x México. Como já se sabe, na Copa das Confederações os hinos das seleções não são cantados completamente. O protocolo é bem claro: 50 segundos. Apenas uma parte toca nos alto-falantes dos estádios, deixando o resto das canções na mente dos milhões de torcedores. Nesse jogo foi diferente.

A torcida continuou o hino nacional brasileiro mesmo sem o apoio do som do estádio. Mas… Com uma torcida dessa, quem precisa de som do estádio? As vozes aumentaram, tomaram força e enviaram um grito de esperança para o país. Esta também foi uma forma de manifesto, de amor e respeito à pátria. Foi arrepiante!

Saca só que lindo: (O registro foi feito por um torcedor que disponibilizou o vídeo no Youtube)

Depois desse início de tirar o fôlego, tivemos mais uma surpresa: Gol do Neymar Jr. aos oito minutos do primeiro tempo. Aquele era mais um sinal de que seria um grande jogo. Ou não.

Dizemos isso porque na maior parte foi um jogo parado, com muitas jogadas aéreas e pouca corrida. O próprio técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, declarou que o jogo não foi tão bonito quanto o jogo de sábado contra o Japão, onde Brasil ganhou de 3 X 0, mas que a torcida teve um importante papel para os jogadores. \o/

No intervalo nos deparamos com aquele que foi o único ponto negativo do evento: muitas filas. As filas eram gigantescas e muitos torcedores acabavam desistindo. Porém, nada tão grave. Vale lembrar que a Copa das Confederações foi apenas um teste para 2014 e os erros são até necessários. Até porque, próximo ano tem que está tudo impecável. Melhor agora do que depois, né?

Copa das Confederações 2013: O que rolou no jogo "Brasil x México" em Fortaleza

No segundo tempo, no final do jogo, Jô marcou o segundo gol, para fazer ecoar por Fortaleza o grito “Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor.

Foi um evento incrível, contagiante e empolgante. A torcida vibrou do primeiro ao último segundo com muitas ‘Ôlas’, gritos de incentivo, muitos sorrisos e muita, mas muita energia positiva. Ah, está confirmado: o público cearense ama o Neymar. Foi o jogador mais aplaudido pela multidão. E vamos dizer que o mais simpático também. Não podemos esquecer do Lucas. O cara nem estava em campo e arranca gritos da multidão. Não pense que sua escalação nos minutos finais foi em vão. Quando ele entrou em campo, a multidão gritava: “Olê, olê, olê, olá, o Lucas vem aí e o bicho vai pegar“. Hahaha!

Vocês lembram do sorteio dos ingressos? Então, as duas sortudas levaram seus acompanhantes e fizeram parte da torcida verde e amarelo. A Rafaela, que levou o marido (aah, isso é uma surpresa, hahaha), nos enviou uma foto do casal curtindo o jogo na Arena. Segundo ela, o jogo foi espetacular e muito emocionante. Ficamos muito felizes em poder proporcionar uma experiência como esta aos nossos leitores.

Copa das Confederações 2013: O que rolou no jogo "Brasil x México" em Fortaleza

Esperamos que você tenha curtido e sentido um pouco do que sentimos no estádio. Nos vemos em breve, com mais novidades. Fiquem ligados aqui no blog e também em nossa fanpage. Até a próxima!

Imagens: Divulgação/CBF.


Alcivanio Silva | quinta-feira junho 20 2013 | 9:45 pm

A minha inveja é dos assentos onde eles ficaram ai: Quase em cima dos jogadores

Copa das Confederações 2013: As emoções do jogo “Espanha x Nigéria” em Fortaleza! « Papo de Blogueiro – Cinema, TV, Séries, Música e Cultura POP | segunda-feira junho 24 2013 | 2:56 pm

[…] da cidade levando as pessoas até o Castelão, funcionou perfeitamente, como já falamos aqui no post passado. Na volta, aquele mesmo problema que também já citamos. Muita gente, poucos […]

Copa das Confederações 2013: Semifinal entre Espanha e Itália agita Fortaleza! « Papo de Blogueiro – Cinema, TV, Séries, Música e Cultura POP | sábado junho 29 2013 | 12:59 pm

[…] já citamos nos posts anteriores (aqui e aqui), as ações dos patrocinadores no pátio externo do estádio aconteciam da mesma forma. […]

Quer levar 100 amigos para a Copa do Mundo? Conheça a nova campanha da Coca-Cola e participe! « Papo de Blogueiro – Cinema, TV, Séries, Música e Cultura POP | quinta-feira agosto 29 2013 | 3:14 pm

[…] e podemos garantir que são momentos inesquecíveis. Não viu os nossos posts? Clique aqui, aqui e aqui […]

Copa do Mundo 2014: Tudo que rolou no jogo "Brasil x México" em Fortaleza! » Papo de Blogueiro | quinta-feira junho 19 2014 | 7:57 pm

[…] (além dos jogos, claro) para os torcedores que vão aos estádios? Assim como em 2013 (relembre aqui, aqui e aqui), as marcas patrocinadoras lotam os arredores dos estádios com diversas atrações […]